Dicas
Neste artigo vamos discutir sobre a importância de otimizar as
páginas de seu site/blog (SEO). Repare que eu não vou abordar este
assunto de uma forma profunda até mesmo porque nem caberia neste artigo.
Minha ideia é oferecer a você dicas básicas do que é mais importante. O
resto se baseia em mais e mais conteúdo de qualidade, pois é isso o que
os visitantes irão atrás e não das otimizações feitas nas páginas.
Seja moderado
A primeira dica que eu passo é que você não seja paranoico
otimizando as páginas de seu site a todo o tempo. Você poderá acabar
criando um resultado contrário do desejado, sendo penalizado pelos
buscadores por tentar ser um espertinho. Eu já acompanhei
casos e ouvi relatos de blogueiros (meu irmão foi um deles) que saíram
otimizando todas as páginas de seu blog a todo o momento, o que após
alguns dias levou o blog a perder várias posições nos resultados das buscas.
Eu não sei ao certo o que aconteceu, mas acredito que essa alteração
constante dos títulos e do conteúdo levou o Google a pensar que o blog
em questão estava fazendo spam e que não merecia estar bem posicionado. É
claro que o blog voltou ao que era antes após alguns meses, mas o susto
foi grande.
Portanto, minha recomendação é que aprenda o básico sobre otimização e
que vá implementando as técnicas em seus artigos enquanto escreve. É
claro que você pode passar em um artigo já publicado e fazer uma
otimização nele, mas evite a obsessão.
Lembrando que SEO
sem conteúdo não funciona. Se o seu site não tiver conteúdo de
qualidade, não tem SEO que dê jeito. Muitas vezes é muito melhor você
perder uma hora do seu dia criando mais um artigo de qualidade do que
passar este mesmo tempo otimizando suas páginas.
Preste atenção nos títulos das páginas
Depois da qualidade do conteúdo o título das páginas é um dos
critérios que você deve prestar atenção. Ele deve conter palavras-chaves
populares que as pessoas costumam utilizar na hora em que procuram pelo
tipo de conteúdo que você oferece.
Repare que o título a que me refiro não é o título
visível que normalmente aparece dentro do conteúdo da página, mas sim do
título que aparece no topo dos navegadores de Internet. confira o
título que aparece na página inicial do CriarSites.com
Uma ótima ferramenta que você pode utilizar é o Google Insights para Pesquisas,
que permite realizar comparações entre duas ou mais palavras ou grupo
de palavras para descobrir quais são mais pesquisadas pelos internautas.
Escreva com qualidade
O Google e outros grandes buscadores se preocupam em oferecer um
serviço de qualidade para seus usuários, ou seja, eles procuram oferecer
apenas links de sites que realmente ofereçam conteúdo que sejam
interessantes para as pessoas.
Isso quer dizer que sites que apresentem conteúdo de baixa qualidade,
com informações incompletas, difícil de ler ou com erros de ortografia
grotescos, podem não conseguir um bom posicionamento nos resultados das
buscas, já que eles não mereceram ser destacados segundo política de
qualidade dos buscadores.
Por isso é muito importante focar na qualidade de seus artigos,
adicionando todas as informações pertinentes, sem enrolação e apresentar
toda a informação de uma forma clara e concisa.
Crie links internos
O Google descobre novos conteúdos através de links presentes nas
páginas dos sites e blogs e os utiliza como um critério que o ajuda a
definir qual posição as páginas deve estar posicionadas nos resultadas
das buscas.
Por isso é muito importante apontar links para suas próprias páginas,
sempre utilizando palavras-chaves populares. Por exemplo, se eu fosse
apontar um link para a página inicial do meu blog, ao invés de criar um
link com as palavras “Clique aqui”, seria muito melhor se o mesmo link
fosse criado em palavras como “Criar Sites” ou “Dicas para criar blogs“.
Repare que você também deve ser moderado quanto a isso. Imagine que
cada link tem uma determinada força, mas que essa força é dividida entre
todos os links presentes nas páginas. Portanto, quanto mais links a
página tiver, menor é a força que cada link tem de ajudar as demais
páginas. Lembre-se da primeira dica que eu citei neste artigo.
Consiga links Externos
O Google e outros buscadores utilizam os links que um site recebe
como um medidor de popularidade. Quanto mais links externos, maiores
são as chances de se conseguir boas posições nos resultados das buscas.
É claro que os links também são medidos por qualidade, ou seja, se um
link parte de um blog novo, provavelmente o Google não reconhece nele
como uma autoridade e não passará muita força para o site que o recebe.
Outra coisa que você deve entender é que links de sites com nichos
semelhantes tendem a ser mais importantes, ou seja, um link que parta de
um blog de humor não ajudaria muita coisa se o blog que o recebe trate
sobre medicina. São dois nichos completamente diferentes.
Agora você deve estar pensando… Tá bom, mas como eu consigo links?
Bom a resposta é simples, mas conseguir isso que é difícil. Aqui no
Criarsites.com eu recebo links de outros blogs todos os dias o que
acredito que esteja relacionado a qualidade de meus artigos (sem nenhuma
modéstia de minha parte). Ou seja, estas pessoas acham que o meu
conteúdo é útil, por isso indicam para os seus visitantes.
Portanto, o “segredo que eu venho guardando a sete chaves”
é que a melhor forma de conseguir links para o seu site é criando
conteúdo que seja interessante para o público de uma forma geral.
Utilize o atributo nofollow com sabedoria
Como deu para perceber acima, o Google utiliza os links que um site
recebe como mais um critério de otimização, o que nos leva ao pensamento
de que podemos manipular os resultados das pesquisas, comprando links
ou fazendo parcerias com outros sites.
Mas o Google também é esperto e criou um atributo chamado nofollow
(não siga), que quando presente nos links indicam ao Google, Bing e
Yahoo que o link não deve ser seguido e que o site que recebe o link não
deve ter o seu posicionamento melhorado.
A ideia principal deste atributo é que ele seja utilizado em links em
que o Webmaster ou blogueiro vá ganhar alguma coisa. Por exemplo, em
links originados de parcerias armadas, venda de publicidade ou de
programas de afiliados. Caso o Google encontre links deste tipo sem o
atributo nofollow, ele pode penalizar a página ou mesmo o site inteiro.
É claro que o uso do atributo nofollow é opcional, mas se você deseja
que o Google esteja sempre do seu lado, eu recomendo que o utilize.
Estas são as principais dicas para quem deseja conseguir boas
posições nos buscadores, mas repare que ainda existem várias outras
dicas que podem ajudar a melhorar ainda mais o posicionamento de seu
site ou blog nos mecanismos de busca.
Outros artigos que você verá nesta série
Nenhum comentário:
Postar um comentário